As varizes são veias superficiais dilatadas, tortuosas e alongadas que acometem os membros inferiores, pois ficar em pé parado ou sentado por longos períodos aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo.
São mais comuns em mulheres na proporção de 4 para 1 homem. Nas mulheres, durante o período menstrual e na gravidez, principalmente, os sintomas tendem a piorar devido a fatores hormonais.
Existem dois tipos de varizes: as chamadas varizes primárias, que aparecem influenciadas pela tendência hereditária e as chamadas varizes secundárias que aparecem devido ao estilo de vida, como o sedentarismo, tabagismo ou permanecer longos períodos do dia em pé ou sentado.
As varizes trazem uma série de sintomas, alguns deles visíveis, outros não como dores e cansaço nas pernas ao longo do dia. O principal sinal é a presença de vasinhos ou de veias dilatadas aparentes na pele, geralmente, das pernas, que se não tratadas podem evoluir com alteração da coloração da pele, chamado dermatite ocre, sangramentos e até mesmo formação de úlceras de difícil cicatrização.
As causas das varizes é uma mistura de fatores genéticos e fatores relacionados com o comportamento. Parece existir uma alteração genética na estrutura da parede e da válvula da veia. Estas ficam fracas e perdem sua função com consequente refluxo de sangue e dilatação do vaso sanguíneo.
Alguns fatores contribuem para o agravamento da doença venosa como: a obesidade, longas horas em pé ou sentado, a falta de exercício físico, a gravidez, as alterações hormonais e o envelhecimento.
Comments