O diabetes é uma doença que tem acometido cada vez mais pacientes no mundo todo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), houve um crescimento de 61,8% de casos nos últimos dez anos, sendo que o Brasil é o 4º país de maior incidência, com cerca de 16 milhões de pacientes diabéticos.
O descontrole glicêmico e níveis elevados de açúcar no sangue podem trazer a longo prazo lesões irreversíveis ao paciente diabético.
Existem principalmente dois tipos de lesões vasculares vista em pacientes diabéticos:
- Lesões da micro circulação que acometem as pequenas artérias da retina nos olhos, dos rins, dos nervos e as artérias distais dos pés que muitas das vezes levam a formação de feridas de difícil cicatrização e perda de sensibilidade.
- Lesões de vasos maiores caracterizados pela aterosclerose. Dentre as principais doenças esta doença coronariana, carótida e doença arterial de membros. Estás doenças podem ocasionar um Infarto, acidente vascular cerebral (AVC - derrame) entre outras.
Todo paciente diabético é orientado a realizar acompanhamento com cirurgião vascular pelo menos uma vez ao ano para controle e prevenção destas doenças. Compartilhe esse post para que mais pessoas fiquem sabendo destes cuidados!
Comments